Como funciona o sistema Sigepe?

Lançado desde 2014, o Sigepe (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal) é o sistema utilizado para gerenciar e organizar todas as informações relacionadas aos servidores e gestores de todos os órgãos públicos ligados ao Governo Federal. Quer conhecer mais sobre o sistema do Sigepe e como ele funciona? Então veja logo aqui abaixo.

Como funciona o Sigepe? O Sigepe surgiu para substituir o antigo Siape (Sistema de Administração de Pessoal) e foi desenvolvido pela Dataprev, empresa de tecnologia ligada ao Ministério da Previdência Social, e também pela Serpro, o Serviço Federal de Processamento de Dados. A plataforma é toda utilizada no meio virtual e cada usuário recebe login e senha para realizar os acessos. Lá estão inseridos tanto os servidores ativos como também os aposentados e os pensionistas.

O funcionamento é simples e intuitivo, bem prático e acessível para todos os usuários. O sistema possui também um aplicativo mobile que facilita o acesso aos serviços de qualquer lugar.

Quem tem acesso ao sistema Sigepe? Todos os servidores públicos que atuam em órgãos do Governo Federal estão cadastrados na plataforma do Sigepe. Mais de 1 milhão de usuários estão aptos a usar a plataforma.

Estefany Franco Almeida

Mas dependendo da hierarquia, cada servidor terá acesso à áreas diferentes dentro da plataforma. O Portal de Serviços do Servidor (PSS), por exemplo, é o mais abrangente e armazena os dados relacionados à informações pessoais e cada servidor. Veja uma lista do que cada um pode acessar:
Acesso a Contracheques mensais
Impressão de comprovantes de rendimento anual
Comprovante de pagamento de pensão alimentícia
Gráfico de evolução dos rendimentos.

Já o Portal de Gestão de Pessoas (PGP) é voltado apenas para os gestores e responsáveis pelas áreas de recursos humanos dos diversos órgãos:
Agendamento de férias
Histórico de ingresso no serviço público
Consulta de dados cadastrais

O Sigepe ajuda na hora de pedir um empréstimo consignado?
Sim! Uma das grandes vantagens para quem já usa o sistema Sigepe é a possibilidade de fazer uma simulação de um empréstimo consignado.

No próprio aplicativo você pode fazer o login e acessar a opção “Simulação de Consignação”. Depois basta seguir o passo a passo, preenchendo primeiro o valor que pretender pegar por empréstimo e depois o número de parcelas que pretender fazer a divisão.

O próprio sistema já vai mostrar valores mensais a serem pagos e também a porcentagem de juros que seu empréstimo terá. Simule de várias formas diferentes para identificar aquela que melhor se encaixa no seu perfil financeiro.